NOSSA HISTÓRIA

LOGOMARCA TRADICIONAL

LOGOMARCA 20 ANOS (ATUAL)

   A Liga de Trauma do Ceará nasceu por um necessidade: promover a formação médica de urgência na Universidade Federal do Ceará. O projeto surgiu do idealismo de então dois acadêmicos que acreditavam poder dar uma passo a este favor. A estes dois, juntaram-se logo outros três. Estava formado, então, um grupo cujo primeiro objetivo era estudar o trauma. O manual do ATLS® e literaturas afins foram o nosso ponto de partida. Neste momento, ainda não éramos reconhecidos pela faculdade, mas contávamos com o apoio de alguns de seus setores. Começamos a promover cursos e eventos para a difusão do tema e reunir recursos a fim de custear as novas atividades que ainda viriam. A imagem da Liga de Trauma ainda estava se formando.
   Dessa forma, fazíamos nossas reuniões sob as mangueiras do campus, nas salas de aula ou mesmo em nossas casas. Em pouco tempo, um desafio nos envolvia: a pesquisa. Com um campo aberto, pois pouco se pesquisava sobre trauma no Ceará, escolhemos os registros médicos do Instituto Dr. José Frota (IJF) para iniciarmos o nosso trabalho. Aos poucos fomos conhecendo quem eram as vítimas de trauma, quais os principais mecanismos, quais as relações entre os traumas e as lesões de órgãos, a letalidade das lesões e dos mecanismos, as combinações de lesões, as frequências de óbito e tudo mais que estivesse registrado nos prontuários. Os nossos resultados foram apresentados em encontros locais e nacionais. Nestas ocasiões, o retorno vinha em forma de conhecimento e apoio, em função da grande produção que apresentávamos, além de compartilhar experiências com outros grupos semelhantes no Brasil.
   Surgiu, então, a necessidade de expandirmos nossos conhecimentos além da faculdade. Foi criado o Núcleo de Prevenção de Trauma, que consiste na realização de atividades, voltadas para os mais diversos públicos, que visam à orientação do público leigo acerca da importância de prática de medidas preventivas cotidianas. Assim, a Liga de Trauma passava a agir também na extensão.
   A busca pelo conhecimento mais atualizado motivou a crescente participação dos ligantes em cursos de aperfeiçoamento. As nossas capacitações mostraram-nos a necessidade da expansão desse conhecimento para outros acadêmicos de medicina, incentivando, assim, a criação de cursos ofertados pela Liga de Trauma. O Curso de Condutas Básicas em Emergência e o Programa de Treinamento Acadêmico em Suporte de Vida no Trauma (PTA-SVT) foram criados após várias fases de aperfeiçoamento e muito trabalho. Esta é a nossa terceira linha de ação: o ensino. Outros projetos ainda se juntaram como o programas de treinamento no Instituto Doutor José Frota.
   Nessa Trajetória, alguns colegas se desligaram do projeto e novos se juntavam a ele. Assim, a Liga de Trauma - CE sempre se manteve ativa e dinâmica. O ideal continua o mesmo, a ideia se renova e sempre surgirão novos desafios.

ESTATUTO DA LIGA DE TRAUMA - CE

Estatuto de 2018

Rua Professor Costa Mendes, 1510-1640 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, 60416-200 / 3º andar, Dep. de Cirurgia, Sala das Ligas.

©2019 by Liga de Trauma do Ceará. Proudly created with Wix.com